Traub 1916: O mistério que estava atrás da parede de tijolos

Você já ouviu falar em algum modelo de moto chamado Traub? Não? Pois é, ninguém nunca ouviu,  e é por isso que a Traub 1916 se trata da moto mais misteriosa do mundo. Ela é a motocicleta mais rara da coleção, e do mundo. Mas, se ela é tão rara assim, como foi achada?

Então, o que houve foi que, em 1967, um encanador estava fazendo alguns reparos em um prédio perto de Chicago. Ao derrubar uma parede, veio uma surpresa: uma moto antiga, jamais vista antes, apenas escrita “Taub” nela. Assim, o proprietário confessou que o filho havia roubado a moto, porém ele foi para a Primeira Guerra Mundial depois do fato, e nunca mais voltou. Ninguém sabe de onde essa moto veio e por quem foi fabricada.

Dessa forma, essa moto foi passando de mão em mão, até chegar ao museu. Primeiro foi de Torillo Tachi, que possuía uma loja de bicicletas; depois passou para Bud Ekins, dublê de Steve McQueen; então chegou nas mãos de Richard Morris, restaurador e colecionador. Por fim, ele a vendeu para Dale Walksler, que é curador de um museu chamado “Museu das Rodas Através do Tempo”, localizado em Carolina do Norte. E então, desde 1990, permanece lá.

Mas não pense que ela é só uma moto velha não, viu, gente? Walksler defende que ela está em ótimas condições até os dias de hoje:

“Tudo dentro do motor é simplesmente magnífico. Os pistões são feitos a mão, e tem anéis de ferro fundido, a engenharia e a mecânica estão anos a frente. Comparando com outros modelos e fabricações das melhores motocicletas da época, a Traub não tem nenhuma equivalente. Feita de areia fundida, a máquina tem a habilidade de alcançar velocidades acima de 136 km/h facilmente. Uma máquina que tem componentes tão avançados, incomparáveis a nenhuma moto da mesma época, é realmente espetacular. Eu acredito que a Traub foi uma tentativa de criar uma nova raça de motos. Mas como pode uma máquina ser produzida de forma tão excelente, com capacidades que excedem de longe qualquer moto da época, sem o conhecimento do resto da indústria motociclística?”.

Gostou do post? Veja também outras publicações no blog. Até o próximo post!

preloader image
Carregando...