A Yamaha Tenere 700 chegou à Colômbia e decepcionou os brasileiros, pois mais um país vizinho teve a chegada da T7, e só nós ficamos aqui com “água na boca”. A questão é que há rumores que essa moto não passou pela norma ECE-R41-03, ou seja, o ruído que essa moto faz está acima do permitido, de acordo com a regra de limite de decibéis. É uma pena que não veremos essa moto de pertinho, mas é o que é. Sendo assim, parece que a Tenere vai ficar só pelas redondezas mesmo. Ela já está disponível no Chile, Venezuela, Paraguai e Colômbia.
Enfim, o modelo que chegou à Colômbia tem uma ficha técnica muito cobiçada pelos brasileiros. A Tenere 700 possui freios ABS de duplo canal, um tanque de 16 L, luzes de LED no farol, distância em relação ao solo de 240 mm e peso de 204 kg. Além disso, no design desse ano, três cores estão disponíveis: o famoso branco da versão Rally, o azul da Yamaha já conhecido, e uma versão preta. Também, essa moto possui uma potência de 72 cv a 8750 rpm e 6,8 kgf.m a 6.500 rpm. Uma moto bem interessante, típico da Yamaha.
Ainda, a moto atende às emissões do Euro 3, e não Euro 5, como é na Europa. Afinal, para atender às normas do Euro 5, é necessário um motor mais sofisticado (refinado). Para ser aprovado no Euro 3, é necessário passar por duas etapas, de ensaios estáticos e dinâmicos. Já para o Euro 5, são necessários esses dois, mais vários testes. O motor da versão colombiana é o CP2 bicilíndrico de 689 cc, que está dentro das normas da Colômbia.
Por fim, em relação à chegada da Tenere 700 no país, foi dia 21 de abril, e nem é preciso dizer que houve uma grande comemoração, né? O preço foi o que não agradou muito, visto que o preço dela é de 64 milhões de pesos colombianos, um valor que, convertido diretamente, custa por volta de 78 mil reais. Já na Europa (falando sobre Portugal), o valor é de 10.595 euros, cerca de 56 mil reais.
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