PROUNI: Tudo Sobre o Programa Universidade para Todos

O PROUNI é a porta de entrada para à educação superior no Brasil para o público baixa renda. O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 e, desde então, oferece bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, democratizando o ensino como um todo.

O programa é, portanto, a possibilidade de jovens de baixa renda acessar à educação superior sem custo nenhum ou em custo parcial, em um momento econômico em que as mensalidades das universidades estão em crescimento exponencial.

Além disso, o programa potencializa a valorização do ensino superior privado no país. Isto é, universidades tem o prouni com incentivo ampliarem a qualidade acadêmica e a infraestrutura para receber bem os bolsistas e oferecer uma experiência, de fato, em ensino.

Quem tem acesso ao PROUNI?

Para acessar o PROUNI, o candidato deve se enquadrar em alguns critérios básicos, sendo eles:

  • Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio recentemente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média em provas, além de não ter zerado nenhuma matéria e nem a redação.
  • Ter cursado os três anos do Ensino Médio em escola pública ou, também, como bolsista INTEGRAL em escola particular.
  • Possuir renda familiar mensal bruta de, no máximo, 1,5 salário mínimo por pessoa para bolsista integral e de, no máximo, 3 salários mínimos para bolsistas parciais.
  • Professores da rede pública de ensino (para cursos de licenciatura) e pessoas com deficiência também podem se candidar.

Os critérios podem ser visualizados de maneira detalhada no edital do Prouni.

Inscrições PROUNI

As inscrições para o PROUNI ocorrem duas vezes no ano, no primeiro e no segundo semestre. O processo é simples e todo realizado por meio da internet, no site oficial do programa.

Desse modo, o candidato deve acessar o portal do PROUNI dentro do prazo pré estabelecido pelo edital e colocar as suas informações pessoais e acadêmicas. Aqui, é válido lembrar que todas as informações são conferidas, durante a matrícula, de maneira minuciosa e, por isso, é importante assegurar a validade dessas para comprová-las nessa etapa.

Depois de preenchido com as informações, o aluno tem a possibilidade de escolher até duas opções de curso e, também, de instituição superior, tudo isso conforme a nota obtida do ENEM.

O portal é atualizado diariamente com uma nota de corte prévia para esses cursos, isto é, uma nota mínima que o estudante precisa ter para concorrer as bolsas de maneira geral. Assim, a dica aqui é acompanhar a nota de corte diária com frequência, para avaliar suas reais chances de aprovação.

Em seguida, todas as inscrições são analisadas e o aluno pode ou não ser pré- selecionado. Se pré selecionado, o aluno deve comparecer à instituição superior escolhida para comprovar todas as informações que foram prestadas e, assim, concluir a matrícula.

Há, ainda, a possibilidade de fazer parte de uma lista de espera caso o aluno não seja selecionado na chamada regular. A lista de espera é uma nova oportunidade caso haja vagas remanescentes.

Saiba mais 

O PROUNI impactou a vida de milhares de jovens brasileiros, uma vez que o acesso a uma educação superior de qualidade aumenta, de maneira considerável, as chances desses no mercado de trabalho.

O programa oferece uma gama de benefícios socioeconómicos, como a inclusão social, o aprimoramento das instituições privadas, público mais qualificado no mercado de trabalho à longo prazo e, ainda, a redução da evasão no Ensino Superior, sendo urgente sua manutenção e continuação.

Aqui, ainda que haja desafios a serem superados, como a qualidade de ensino de algumas instituições privadas, o programa realiza com maestria seu papel de democratizar a educação e de forma profissionais de alto nível e extremamente qualificados para o país.

Fique atento aos prazos e faça parte do PROUNI.

Leia também: Seguro Desemprego: Tudo sobre esse benefício trabalhista

imagem do pré-carregador
Carregando...