Progresar: Passo a Passo para Solicitar o Benefício

O Progresar é uma excelente iniciativa do Governo Argentino para inserir os jovens na formação acadêmica e profissional. Além de facilitar os acessos a cursos, o Programa também facilita a manutenção dos beneficiários nesse ambiente, por meios e incentivos que vão além do valor monetário.

Você pode pleitear uma bolsa que o auxilie a estudar sem tantos sacrifícios de maneira mais simples do que imagina. Para isso, é necessário saber qual é o perfil dos beneficiários em potencial e se você faz parte dele. O próximo passo é fazer a sua aplicação da maneira correta. 

Para que tudo seja feito da forma que te deixe mais perto do seu objetivo, reunimos aqui as informações necessárias e o passo a passo de como se inscrever.

Quem pode participar do Progresar?

Como todo e qualquer Programa Social, é necessário preencher um perfil que demonstre que você realmente necessita desse incentivo. Não poderia ser diferente com o Progresar, que pretende direcionar os recursos corretamente, para quem realmente precisa da ajuda

Há uma lista de requisitos gerais do Programa e requisitos específicos para cada categoria. São exigências simples, cujo objetivo é provar que o candidato realmente necessita do auxílio. Assim, saiba que, para participar, você deve ter entre 16 e 24 anos, ser cidadão nato argentino ou residir no país há pelo menos 2 anos.

Além disso, é necessário que o candidato esteja inscrito e ativo em uma instituição educacional e prove um desempenho acadêmico proveitoso. Por fim, a família não pode possuir renda mensal maior que três salários mínimos. 

Quem está finalizando a fase escolar obrigatória, por exemplo, precisa ter entre 16 e 24 anos. Além disso, é necessário que esteja matriculado e cursando regularmente o Ensino Fundamental ou Médio.

Os estudantes que desejam solicitar o auxílio do Progresar Superior, também precisam se encaixar em um perfil específico. Para isso, é necessário estar na faixa etária de 16 a 24 anos e com matrícula ativa em algum curso de nível superior. Além disso, é necessário apresentar um aproveitamento acadêmico mínimo de 50% no ano anterior.

 Nesta categoria, é importante que você saiba que: a idade máxima pode se estender até 30 anos quando se trata de estudantes avançados. E para alunos de Enfermagem não há essa limitação de idade.

Enquanto isso, quem está na fase do Progresar Trabajo, precisa ter entre 18 e 24 anos, ter inscrição em um curso profissionalizante e realizar um curso de orientação vocacional. Aqui, a idade pode se estender até 40 anos, caso o beneficiário não possua um trabalho formal.

Passo a passo para se inscrever

O processo de inscrição é relativamente simples. Isso porque, o Governo Argentino disponibiliza uma página específica onde você pode fazer de maneira online as inscrições do Progresar

Caso se trate do primeiro acesso, você vai precisar criar um perfil, fornecer um e-mail e criar uma chave de segurança para os próximos acessos. Agora, sim, você estará no ambiente de inscrição.

Após se logar, basta clicar em “Inscrições” e preencher os dados necessários que vão se apresentar. São informações simples e pessoais como nome, DNI e CUIL. Então, é só ler e aceitar os termos da inscrição.

Inicialmente, além dos dados que já informamos, a página pode solicitar também um comprovante de residência. Para os próximos passos, a depender da categoria na qual você se encaixa, o Programa pode solicitar outros documentos comprobatórios. Esses documentos geralmente são para a comprovação da renda e escolaridade que você informou anteriormente.

Feito isso, é importante que você acompanhe as etapas posteriores à inscrição. Esse acompanhamento deve ser feito no mesmo portal de inscrição, de maneira frequente durante o ano letivo. Afinal, o status pode mudar a qualquer momento e você ser selecionado para o Progresar!

imagem do pré-carregador
Carregando...