Absorventes Gratuitos pelo SUS: Saiba agora mesmo como funciona

O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos. Ele é voltado para pessoas com idade entre 10 e 49 anos que se encaixem nos requisitos.

Veja como solicitar os seus Absorventes Grátis pelo SUS!

VEJA COMO SE CADASTRAR

Além da idade, é preciso que façam parte de famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal por pessoa de até R$ 218, sendo voltado para estudantes de baixa renda e pessoas em situação de rua.

Saiba como ingressar no programa!

VEJA COMO SE CADASTRAR

O Cadastro Único é a fonte de dados para que o programa estime suas beneficiárias para a distribuição de absorventes higiênicos. E, para que o programa chegue a quem precisa, os trabalhadores e as trabalhadoras do Cadastro Único podem ter uma contribuição fundamental,
pois podem divulgar as informações sobre o programa para a orientação das famílias de baixa renda.

Por isso, sempre que, no atendimento, o entrevistador ou entrevistadora identificar pessoas que possam ser beneficiadas, é importante falar sobre o Programa Dignidade Menstrual. Vamos conhecer as regras e ajudar a divulgar?

Quem pode ter acesso ao programa Dignidade Menstrual?

Podem ser beneficiadas pessoas com idade entre 10 e 49 anos inscritas no Cadastro Único que:

  • Tenha renda mensal de até R$ 218; ou
  • Seja estudante de baixa renda da rede pública com renda familiar por pessoa de até meio
    salário mínimo; ou
  • Esteja em situação de rua, sem limite de renda.

Onde retirar os absorventes?

Em qualquer farmácia credenciada pelo Programa Farmácia Popular do Brasil.

Quantos absorventes poderão ser retirados?

Cada pessoa terá direito a 40 (quarenta) unidades de absorventes higiênicos para utilizar durante dois ciclos menstruais, ou seja, a cada período de 56 (cinquenta e seis) dias.

Como retirar os absorventes gratuitos?

Basta procurar uma farmácia credenciada e apresentar: Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital – a autorização vale por seis meses;

Documento de identificação oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF da beneficiária. A retirada dos absorventes para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal.

Como gerar o documento de autorização?

A emissão de autorização para retirada de absorventes será feita exclusivamente por meio do Meu SUS Digital, que pode ser acessado pelo site (https://meususdigital.saude.gov.br/login ) ou pelo aplicativo que serve para Android ou iPhone (iOS).

Se a pessoa estiver dentro dos critérios do programa, vai aparecer na tela o campo “Emitir Autorização”. Ao clicar nessa opção, a autorização que deve ser levada à Farmácia Popular será emitida.

O programa é tão importante que o Ministério da Educação (MEC) iniciou uma campanha para orientação nas escolas públicas de todo o Brasil com o tema “Programa Dignidade Menstrual: um ciclo de respeito”, lançado pelo governo federal. O MEC é um dos aliados do programa e vai levar até as escolas públicas brasileiras cartazes, folders, cartilhas e o vídeo com o tutorial do passo a passo para obtenção dos absorventes. O objetivo é beneficiar estudantes em situação de vulnerabilidade social e de baixa renda, que não têm condições de comprar o produto e, muitas vezes, faltam às aulas nesse período.

Fonte: Governo Federal e MEC.

Confira como se inscrever no programa:

VEJA COMO SE CADASTRAR

imagem do pré-carregador
Carregando...