A atual temporada da MotoGP já teve quatro provas completadas, com os GPs do Catar, Indonésia, Argentina e das Américas, mas esse não é o ponto de maior destaque até o momento. Acontece que estas quatro etapas repetem um feito que não acontecia a 50 anos na categoria, com todas as etapas sendo vencidas por motos europeias.
Veja mais: Produção de motos registra o seu melhor resultado desde 2015
Semelhanças com a temporada de 1972 da MotoGP
A última vez que as equipes europeias dominaram 100% o início do MotoGP foi na temporada de 1972, quando as quatro primeiras provas da 500cc foram vencidas pelo italiano Giacomo Agostini, pilotando a sua MV Agusta. Neste ano a diferença é que nas quatro primeiras etapas, houveram três vencedores diferentes.
Neste ano, a temporada começou bem acirrada entre o italiano Enea Bastianini, o português Miguel Oliveira e o espanhol Aleix Espargaró, todos eles correndo por equipes diferentes.
Três marcas europeias nos primeiros postos do campeonato de construtores
Com os resultados de 2022, três marcas europeias aparecem nas quatro primeiras posições do campeonato de construtores da MotoGP. A Ducati está liderando com 86 pontos, seguida da KTM com 59 pontos e fechando o pódio aparece a Suzuki, com 57 pontos e sendo a única integrante fora do velho continente.
Veja também: Yamaha lança a Crosser Z ABS, modelo de 2023, a moto aventureira da marca
Outro detalhe chamativo das primeiras etapas desta edição, é a quantidade de pilotos que já foram ao pódio em apenas quatro corridas, o que mostra que o ano será marcado por um maior equilíbrio.