A TTS, uma preparadora britânica, apresentou uma espécie de supercharger específico para a Hayabusa, e pode ser instalado em qualquer modelo, desde 1999 até a atual. Inclusive, por falar no modelo Hayabusa desse ano, ela tem 190 cv, mas o supercharger pode elevar de uma faixa de 300 a 360 cv – já pensou que incrível? Isso quer dizer que o mais novo modelo pode ter 170 cv adicionado à sua potência. É uma surpresa enorme, positiva, é claro, e isso pode aquecer de uma vez por todas o mercado das Hayabusas.
Assim, para instalar o supercharger no veículo, é necessário um investimento no valor de 4.500 libras. Convertendo esse valor diretamente para real, é de 28 mil reais. A instalação demora cerca de 2 meses, e são necessários pequenos ajustes na estrutura da moto. Enfim, como base, a TTS fez uso de uma supercharger centrífuga da Rotrex. É um sistema simples, que foi elaborado dessa forma, a fim de reduzir os custos de produção. Dessa forma, o serviço pode ficar um pouco mais acessível, para quem quer deixar essa moto monstruosa da Suzuki ainda mais potente e incrível!
Ainda, voltando a falar dos ajustes necessários à moto, primeiramente seria preciso trocar as juntas do cabeçote e substituir por outras que sejam mais grossas e possam aguentar o fluxo de trabalho da moto “repaginada”. Também, os bicos injetores precisam permitir maior passagem de combustível, então serão feitos alguns ajustes também. E, claro, será imprescindível que sejam retardadas as trocas de marcha e eliminado o limitador de velocidade.
Ademais, a TTS recomenda que se instale um braço oscilante mais longo, pois a Hayabusa tem essa tendência – que pode ser perigosa, havendo risco de acidentes ou morte – de erguer a roda da frente em acelerações vigorosas, por isso, é importante fazer essa troca, para consertar esse “problema”. Sendo assim, a pilotagem fica mais confortável, e também oferece mais segurança ao piloto.
E aí, leitor, você tem uma Hayabusa ou pretende adquirir uma? O que acha desse aumento de potência? Conta pra gente nos comentários!
Gostou do post? Então confira também outras das nossas publicações disponíveis aqui no blog. Até o próximo post!