Você conhece a história de criação do capacete?

O capacete é um item importante para a segurança do piloto, pois sabemos que pancadas na cabeça podem ocasionar lesões, sequelas e até coma ou morte. Sendo assim, esse item se faz imprescindível, e o condutor pode até perder a carteira se for pego sem fazer o uso do capacete.

Mas aí, vem o questionamento: será que o capacete sempre existiu ou foi alguém que teve essa ideia? A resposta para essa pergunta é: não haviam capacetes anteriormente. Quem mudou essa história foi o jovem neurocirurgião, Hugh Cairns, quando, em 1935, Lawrence da Arabia, um oficial militar famoso na época, foi desviar-se de ciclistas, montado na sua Brough Superior SS100, e acabou sendo jogado para frente e teve uma pancada forte na cabeça, ficando em coma por alguns dias e vindo a óbito. Ele tinha 46 anos. Foi Cairns quem cuidou dele. Comovido, o médico decidiu iniciar uma pesquisa e descobrir as perdas ocorridas em decorrência desses ferimentos.

Diante disso, o jovem aprimorou seus conhecimentos para influenciar a criação de um instrumento que pudesse proteger os pilotos e evitasse que vidas fossem ceifadas por um acidente simples. O exército inglês adotou o uso dos capacetes, e seus soldados passaram a usá-lo.

Sendo assim, deve-se ressaltar que é uma pena que Lawrence tenha morrido para que as pessoas pudessem se dar conta do risco de não usar proteção ao dirigir esse tipo de veículo, mas, por causa do evento, muitas vidas já foram poupadas e certamente serão poupadas no futuro também.

Por fim, nos dias de hoje há muitos modelos de capacete, e eles podem atender a todos os gostos, sendo necessários alguns cuidados, é claro. Enfim, os tipos disponíveis são: capacetes abertos, que não tem proteção para o queixo; capacetes fechados, que conseguem proteger o queixo por ter um “casco” abaixo da viseira; capacetes articulados, no qual a proteção pode ser retirada (removível), e capacetes off-road, nos quais não há viseira, apesar de haver proteção para o queixo, então são necessários óculos de segurança para evitar o inesperado.

Gostou do post? Então confira também outras das nossas publicações que estão disponíveis aqui no blog. Até o próximo post!

preloader image
Loading...