Para boa parte da população talvez ter acesso a itens de cuidados pessoais, como absorventes seja algo simples e natural. Mas, infelizmente o Brasil é um país muito desigual e uma parte da população acaba não tendo o devido acesso a esses itens. Pensando nisso, o Governo Federal criou um programa para melhorar a conscientização das pessoas sobre isso e distribuir absorventes de forma gratuita: o Programa Dignidade Menstrual.
Mas, você sabe como se inscrever para ter acesso ao programa? Sabe como ele funciona? Então, fique ligado pois agora vamos te mostrar o passo a passo para realizar a sua inscrição no Programa Dignidade Menstrual e conseguir os itens todos os meses.
O que é o Programa Dignidade Mestrual?
O Governo Federal criou o Programa Dignidade Menstrual com objetivo de promover a saúde das pessoas, principalmente das mulheres que fazem parte das classes sociais mais baixas. Sendo uma iniciativa para promover uma maior conscientização sobre a naturalidade do ciclo menstrual e ao mesmo tempo que oferta gratuitamente absorventes higiênicos.
O programa assegura a distribuição gratuita e continuada de absorventes higiênicos para mais de 24 milhões de pessoas beneficiadas, que tem idade entre 10 e 49 anos de idade, e que não têm acesso a esse item essencial durante o ciclo menstrual. Isso visa trazer maior igualdade e dignidade para todas as mulheres e o governo pretende expandir ainda mais esse programa.
Quem tem direito ao programa e como fazer a retirada
É preciso estar enquadrado em alguns requisitos para que se possa ter acesso ao itens do Programa Dignidade Menstrual. São eles:
- Pessoa com idade entre 10 e 49 anos;
- Estar inscrita no CadÚnico (Cadastro Único);
- Ter renda mensal igual ou inferior a R$ 218,00;
- Ou ser estudante de baixa renda da rede pública;
- E pessoas que estejam em situação de rua.
Como fazer a retirada
Para fazer a retirada, é muito simples. Basta seguir esse passo a passo:
- Procurar uma farmácia credenciada;
- Apresentar sua autorização emitida pelo aplicativo Meu SUS Digital;
- Documento de identidade com foto.
Pronto! Você vai receber os absorventes suficientes para cada ciclo e vai poder se cuidar da melhor forma possível durante esse período natural e repetitivo da mulher.
Cadastro
Disseminação Eletrônica – Basta encontrar uma farmácia que faz parte do Programa Farmácia Popular identificada com um cartaz do Programa; ao visitar a farmácia, leve consigo um documento de identificação oficial com foto e o número do CPF. Não se esqueça também de ter a Autorização do Programa Dignidade Menstrual, que deve ser gerada pelo aplicativo do sistema Android e IOS ou site do Meu SUS Digital.
Então, é simples assim! Basta que você realizar os eu cadastro totalmente online e pronto, já vai estar fazendo parte do programa e vai poder realizar a retirada dos absorventes nas farmácias autorizadas.
Por fim, o governo diz sobre o Programa Dignidade Mestrual, que “O Programa Dignidade Menstrual é uma iniciativa do Governo Federal para cuidar da saúde das pessoas que menstruam, garantindo que essas pessoas acessem espaços tendo os seus direitos respeitados. Além disso, o programa busca promover a equidade de gênero, justiça social, educação e direitos humanos”.