Honda XL 250R: a moto clássica que revolucionou o off-road

Em 1982, com a chegada da XL 250R (que pouco após ser anunciada no mundo, foi trazida para cá), a venda de motos trail no Brasil aumentou consideravelmente. Também, esse modelo tinha muitas características parecidas com o modelo que tinha sido campeão naquele ano, a XR 550, que obteve vitória no Rally Paris-Dakar.

Dessa forma, a moto era interessante e tinha muitas características que faziam com que os olhos dos condutores brilhassem. A começar pelo motor, que pode-se dizer que é o “coração da moto”, ele tinha 22 cv de potência máxima, e torque de 2,1 kgf.m, o que fazia dela uma moto superior à concorrência.

Já em relação ao design, o modelo possuía tanque de plástico, rodas e guidão de alumínio, dentre outros acessórios que o tornaram ainda mais incrível. E como modelos específicos do off-road estavam com importação proibida naquela época, os pilotos resolveram inovar!

Sendo assim, por ela ser uma moto muito versátil, passou a ser usada também em competições de motocross. Se trocasse os pneus originais on-off por outros que fossem off-road… Pronto! Ela já estava prontinha para a próxima competição.

Ainda, outro fator interessante que a XL 250R possuía era as suspensões de longo curso que, através de bicos que se encontravam instalados no topo das bengalas (igual aos de câmara de ar de pneus), poderiam regular a rigidez do sistema. O tamanho da suspensão dianteira era de 215 mm. Já na suspensão traseira, era Pro Link, que possuía um único conjunto mola-amortecedor ligado a um sistema de bieletas, ou seja, dava um diferencial ao amortecimento. O tamanho da suspensão traseira era de 195 mm.

Além disso, ela foi apelidada de “moto-camaleão”. O motivo? Ela poderia ser usada tanto para o dia-a-dia, por ser uma moto econômica e se mostrar uma vantagem ao piloto, e também por ser confortável o bastante para se fazer viagens com ela.

Enfim, a XL 250R foi um modelo que marcou a história e ficou conhecida como “mãe de todas as trail”.

Gostou do post? Então dê uma olhadinha também em outras de nossas publicações que estão disponíveis aqui no blog. Até o próximo post!

preloader image
Loading...