Especialmente se você vive no Brasil, certamente vai precisar Consultar CPF em algum momento da vida. O número de endividados no país é bem grande. Inclusive, dados dão conta de que quase 80% das pessoas estão com algum tipo de dívida atualmente. O grande problema é que, as restrições por dívidas reduzem as possbilidades de crédito, deixando muitas famílias em dificuldades. Se você precisa verificar a regularidade ou irregularidade do seu CPF, saiba que isso é possível. E nós vamos te mostrar como.
O que significa Consultar CPF?
Antes de entender como consultar CPF, é preciso que você entenda bem o que é realmente esse documento. O Cadastro de Pessoa Física não é apenas um número, mas um guardião de toda a sua vida financeira.
Quando o assunto é finanças, praticamente cada movimento seu é registrado no seu CPF. Assim, na hora de solicitar crédito no mercado, é esse documento também que vai ser consultado antes da decisão de te conceder, ou não, a oportunidade de comprar algo a prazo.
Apesar de muita gente cair na inadimplência por causa de dificuldades conhecidas, algumas vezes ela pode acontecer por alguns erros. Afinal, ninguém está livre de uma cobraça indevida ou, até mesmo, de ações fraudulentas.
Assim, consultar o CPF é exatamente o que o nome diz: fazer uma consulta do documento. Isso pode ser feito diretamente junto a alguns órgãos de crédito, na Receita Federal ou com agentes de negociação, a depender do objetivo da consulta.
Razões para fazer a consulta do CPF
Os motivos para consultar CPF são variados. Afinal, são diversas também as razões pelas quais o consumidor acaba tendo restrição no documento.
Primeiramente, a consulta pode ser feita caso você esteja sendo cobrado indevidamente. De repente, você está sendo acionado por órgãos, por uma dívida quem nem sabe que tem. Então, vale a pena conferir os detalhes do registro a fim de tomar providências.
Outra razão para a consulta é o desejo de renegociação. Isso porque, muita gente deseja retomar o controlhe das finanças. Então, às vezes, é preciso fazer primeiro um levantamento da situação para que se tome as próximas providências de pagamentos.
E, claro, esste tipo de consulta pode ser feita pelo próprio comércio, lojas e fornecedores de serviços. A ferramenta serve para ajudar o credor em potencial a decidir se vai, ou, não conceder crédito a determinado cliente.
Esse tipo de consulta é grátis?
Essa resposta é relativa. Existem muitas consultas que podem ser feitas gratuitamente, enquanto outras precisam de certo investimento. A principal diferença entre elas está no objetivo e no tipo de pesquisa.
Se você é o que chamamos de pessoa física, é possível consultar CPF gratuitamente na maioria dos órgãos. Uma boa maneira de fazer isso, por exemplo, é a partir do portal ou do aplicativo do Serasa. Ou, em algumas situações, você pode procurar diretamente a Receita Federal.
Agora, se o objetivo da consulta é alguma renegociação específica, você pode procurar alguns agentes de crédito para isso. Ou, caso necessite de informações mais detalhadas sobre o CPF em questão, especialmente se for um terceiro, certamente terá que pagar algo com isso.
Como consultar CPF
É possível que a consulta que você deseja é exatamente aquela que vai te deixar ciente da situação do seu nome. Se for esse o caso, você mesmo pode proceder a consulta. Além de ser fácil e intuitiva, também é grátis. Então não tem desculpa para continuar inadimplente.
O primeiro passo é acessar o site do Serasa. Depois disso, basta clicar em “Consultar CPF grátis”. Então a página vai te direcionar para um login. Nesse caso, você pode logar ou fazer um registro, caso ainda não tenha.
Ao clicar em “Meu CPF”, você verá qual é a situação do seu documento. De quebra, no memo site você consegue ver a quantas anda o seu Score e quais as chances de conseguir crédito no mercado.
Então, o ato de consultar o CPF não deve ser tão esporádico assim. De tempos em tempos, é bom verificar se está tudo certo com o seu nome na praça. E, caso não esteja, a consulta serve também para indicar o que, quanto e onde é o impedimento.