Passo a Passo Para Solicitar a Carteira do Idoso e Viajar de Graça

Agora você sabe que há muitos benefícios para quem emite a Carteira do Idoso. O principal deles, inclusive, é a garantia de poder ir e vir com maiores facilidades e gastando menos. Por essa razão é que, ao emitir o seu documento, você pode aproveitar passagens gratuitas em meios de transportes interestaduais ou, na pior das hipóteses, pagar apenas a metade do valor tradicional.

Antes de solicitar, é preciso se certificar de que você tem o direito de usufruir dessas vantagens. Isso é importante, já que o benefício se destina a atender as necessidades de um grupo específico de pessoas. Então, para garantir que as pessoas corretas estejam utilizando, é necessário atender a um determinado perfil. Mas, não se preocupe, pois separamos aqui todos os requisitos e o passo a passo para que você consiga acessar o seu benefício.

Quem Tem Direito à Carteira do Idoso?

Conforme já adiantamos, a Carteira do Idoso está disponível para um perfil específico de pessoas. Essa é a melhor maneira de garantir acessos igualitários a serviços e qualidade de vida que deveriam estar disponíveis a todos.

A verdade é que as exigências são regras simples, e que visam apenas comprovar que o benefício faz sentido para a sua realidade. Então, ao solicitar a emissão do seu cartão, cheque se atende aos seguintes requisitos:

  • Ser maior de 60 anos;
  • Possuir uma renda mensal fixa igual ou inferior a dois salários mínimos;
  • Ter inscrição atualizada no Cadastro Único.

Como você pode ver, são regras simples e fáceis de provar. Considerando que se trata de um benefício direcionado a idosos, você precisa fazer prova da idade. Além disso, é necessário que você realmente necessite desse auxílio para exercer o seu direito de ir e vir. Logo, possuir uma renda inferior a dois salários mínimos é o que o Programa considera como margem limitadora para que você viaje. 

Por fim, essas informações devem estar sempre atualizadas no Cadastro Único. Esse é o sistema utilizado pelo Governo para concentrar as informações sociais dos cidadãos e distribuir adequadamente os recursos e benefícios dos Programas Sociais. 

Agora, se você está dentro desse perfil, é hora de solicitar a sua Carteira do Idoso! Veja como fazer isso a seguir!

Como Emitir a Carteira do Idoso

Para solicitar a sua Carteira do Idoso, é preciso estar cadastrado no sistema do Cadastro Único, mas isso você já sabe. Caso não tenha ainda o cadastro, é importante procurar o Centro de Referência de Assistência Social do seu município e atualizar essas informações. 

Você também pode solicitar pelo próprio CRAS a emissão do seu cartão de idoso. Se essa for a sua escolha, é necessário aguardar até 45 dias pela emissão. Nas, enquanto aguarda pela emissão definitiva, o CRAS pode emitir uma espécie de declaração que garante que você possa utilizar os benefícios mesmo sem a chegada do cartão. É um documento provisório, com carimbo e assinatura do CRAS, e que vale por até 180 dias.

Entretanto, se você já está no sistema do Cadastro Único,  também é possível fazer a solicitação da carteira pela internet, o que facilita bastante o processo. Para isso, basta acessar o site específico do Governo Clicando Aqui  e iniciar o processo. 

Ao clicar no botão de emissão, você será direcionado a fazer o login com a sua conta Gov.br. Após isso, também será necessário informar o seu Número de Inscrição Social. Então, é só concluir a solicitação e salvar a carteira que será emitida na hora. Se preferir, você também pode imprimir a Carteira do Idoso para tê-la sempre à mão quando precisar apresentar.

Agora, sim, com a sua carteira em mãos, é hora de começar a aproveitar a vida e usufruir dos direitos conquistados!

imagem do pré-carregador
Carregando...