A Campanha Maio Amarelo – Juntos Salvamos Vidas é uma iniciativa que surgiu em 2014, e a cor amarela simboliza o “alerta!” ou “atenção!”. Já a ideia do mês de maio veio como referência à Década de Ação Para Segurança no Trânsito, que ocorreu em 11 de maio de 2011 pela ONU – Organização das Nações Unidas. A intenção é que entidades e autoridades sejam mobilizadas em prol de espalhar essas informações e promover alguma ação.
Assim, essa campanha foi criada para incentivar que as normas de segurança sejam cumpridas e acidentes e mortes sejam evitados ou reduzidos. Dessa forma, poderá se viver em uma sociedade na qual os pedestres e motoristas podem se sentir seguros, pois todos estarão caminhando para o mesmo objetivo: garantir sua segurança e a do próximo. Sabemos que esse é um mundo ideal e não podemos contar com todas as pessoas, porque muitas delas não seguem regras, mas só de saber que uma parte da população pode ser conscientizada dessa forma, já é uma vitória – e a campanha maio amarelo pode proporcionar isso.
Ainda, pode-se ressaltar também os altos índices preocupantes de mortos e feridos em acidentes, que precisam de atenção. Um descuido, uma “olhadinha” no celular – sabe-se que hoje em dia é muito comum, pessoas estão cada vez mais dependentes de seus celulares e, muitas vezes, não conseguem ficar sem nem mesmo quando estão dirigindo.
Por isso, nessa campanha, onde algumas montadoras fazem parte, junto com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o foco principal é mostrar à população que é necessário respeitar as leis e sinalizações, e, através disso, muitas vidas podem ser salvas, se agirmos corretamente.
Assim, entre essas ações, pode-se contar o uso do cinto de segurança, o uso do capacete, respeitar as faixas de pedestre, olhar para os dois lados na hora de atravessar, ficar de olho nas sinalizações e etc. Pode parecer que são coisas simples, mas fazem muita diferença quando o que está em jogo é a segurança.
Gostou do post? Então confira também outras das nossas publicações que estão disponíveis aqui no blog. Até o próximo post!