Brasil Sorridente 2024: Como participar do Programa

Dizem por aí que o sorriso é o cartão de visitas das pessoas. Por essa razão, todo mundo deseja ter dentes saudáveis e um sorriso bonito para apresentar. Como nem todo mundo tem condições de manter bons tratamentos dentários, o Programa Brasil Sorridente é uma boa ajuda. Através de investimentos voltados especialmente para a saúde bucal, o Programa pretende fazer com que todos tenham acesso a tratamentos. Ele existe e funciona, mas você precisa saber como garantir seu acesso.

O que é o Brasil Sorridente?

O Programa Brasil Sorridente 2024 funciona graças a uma iniciativa governamental de 10 anos atrás. Essa é uma notícia muito boa, já que tratamentos dentários sempre tiveram um custo elevado para a manutenção. Então, a ideia é implementar e levar os atendimentos para o SUS (Sistema Único de Saúde).

Além da expansão de equipes nas unidades de saúde, o Programa também possui uma estrutura móvel. Através dessa estrutura são desenvolvidos projetos de conscientização e atendimentos de qualidade em pontos onde a estrutura física de saúde não pode chegar.

Quem pode participar?

Essa é a melhor parte do Programa Brasil Sorridente 2024. Por estar inserido no Sistema Único de Saúde, os direitos de utilização são bem amplos.

Muita gente já possui uma rotina de consultas dentárias e seus profissionais favoritos. Isso não tem nenhum problema, se você pode pagar por isso. Aliás, é até uma boa maneira de liberar um pouco o fluxo do atendimento pelo SUS.

Mas, se você possui a sua carteirinha do Sus, tem direito a acessar os serviços. Inclusive, a rede profissionais em torno do Programa tem crescido bastante, o que garante que todos tenham um tratamento de qualidade e em tempo hábil.

É preciso se inscrever para participar?

Não! Você não precisa de uma inscrição ou, pelo menos, não se trata de um processo seletivo. Obviamente, a depender da demanda da instituição disponível para você, certamente serão adotados alguns critérios a título de organização do serviço. Mas, você não precisará de uma inscrição para manifestar seu interesse.

A dinâmica de atendimento ao público da sua unidade vai te dar uma boa direção do que fazer para acessar o Programa. Apesar de não precisar de inscrição, para te fornecer o atendimento, a instituição precisa saber que você tem interesse, não é mesmo? Então, é importante saber como agir para que a sua unidade te coloque na fila de atendimentos.

Então, como participar do Programa Brasil Sorridente 2024?

Bom, isso é bem mais simples do que parece. Isso porque, com pouquíssimas exceções, todo mundo já tem uma unidade de saúde de referência. Nessa unidade, certamente você já tem seus dados cadastrados e um agente de saúde que te acompanha.

Se for esse o caso, assim como você solicita a marcação de uma consulta comum, você também  vai fazer essa solicitação. Então, é só aguardar pela marcação e comparecer no dia previsto.

Pode ser que algumas localidades ainda não possuam o serviço instalado em sua própria unidade. Mas, isso não impede o seu acesso. A partir dela você pode levantar as informações necessárias para ir até o local correto. Pode ser que, aonde você mora, o Programa Brasil Sorridente 2024 seja ofertado em outras instituições como CEO’s ou hospitais.

Além dessas opções, o Programa também costuma oferecer tratamentos através de Unidades Odontológicas Móveis. Essa é uma boa maneira de promover o acesso aos tratamentos em locais com mais restrições de unidades físicas.

Apesar de se tratar de uma unidade móvel, a proposta é oferecer uma estrutura funcional, moderna e eficaz. Além, claro do investimento em bons profissionais, que completem a experiência de saúde dos usuários do Programa.

Como se inscrever no Brasil Sorridente

Agora que você já sabe que é possível acessar tratamentos odontológicos de maneira gratuita, precisa verificar se eles estão disponíveis no seu município. Na verdade, você vai poder ter a orientação correta sobre como participar do Programa Brasil Sorridente, na sua própria Unidade Básica de Saúde.

Se tiver dúvidas sobre aonde ir, uma boa ideia é acessar o aplicativo do SUS. Através do Conecte SUS, é possível ter muitas informações.Após se cadastrar no aplicativo, que é super intuitivo, você pode pesquisar na Rede de Saúde quais são as unidades mais próximas que ofereçam tratamento odontológico. Com o acesso facilitado, quanto mais cedo você começar o seu tratamento, melhor será.

preloader image
Carregando...