AUH: Entenda Como Solicitar o Benefício

Para as famílias que possuem direito ao benefício AUH, receber o auxílio faz toda a diferença nas finanças da casa. Esse valor pode ser útil para a alimentação, saúde e melhorar o acesso à educação. 

Além de tirar as famílias da linha de necessidades básicas, ainda abre porta que cada indivíduo acesse um futuro melhor.Entretanto, assim como todos os demais programas do governo, para receber o auxílio é preciso preencher alguns requisitos. O preenchimento do perfil social auxilia no controle do recurso e na distribuição justa dos valores e evita fraudes por parte dos aproveitadores. 

As chances de acesso aumentam muito quando você sabe exatamente o que fazer para solicitar. Pensando nisso, elencamos as informações sobre o assunto, e um passo a passo para que você fique mais perto da aprovação do seu benefício.

Condições e Requisitos para Receber o AUH

Conforme já adiantamos, para receber o benefício AUH é preciso preencher um perfil social específico. Com base nas informações que apresentar e comprovar, o Governo pode entender melhor quem realmente precisa e fazer com que os valores cheguem exatamente onde precisam chegar. 

Considerando que o benefício é Asignación Universal por Hijo tem relação direta com necessidade de menores e incapazes, as condições são impostas aos pais e responsáveis e também aos filhos, que são o objeto principal da iniciativa.

Dito isso, é imprescindível que os pais ou responsáveis sejam argentinos natos e morem na Argentina. Caso se trate de estrangeiros residentes no país, esses também podem receber, porém, apenas após dois da referida residência.

Quanto aos filhos, aqueles que receberão o benefício devem ser menores de idade. Outra hipótese que dá direito é o fato de esses filhos serem considerados incapazes, ainda que maiores.

Além desse perfil, os beneficiários em potencial também precisam obedecer algumas condições. São orientações simples, mas que fazem toda a diferença na vida, na saúde e no futuro dos filhos. 

Para receber o benefício, os filhos precisam ter o cartão de vacinação com o calendário completo e atual. Para além disso, aqueles que estão em idade escolar precisam estar com matrículas atualizadas e devem também cumprir devidamente o cronograma da escola. A propósito, uma parte menor do benefício é retido mensalmente e entregue à família ao final de cada ano, após a comprovação do cumprimento dessas condições.

Passo a passo para a solicitação do AUH

Ao compreender que realmente cumpre o perfil de beneficiário do AUH, é hora de fazer a solicitação. Você precisa se movimentar a fim de demonstrar o seu interesse e necessidade. Para isso, separe um tempo para separar a preparação necessária e siga a orientação que separamos aqui, para de solicitar o seu benefício.

Documentação

Além de dizer ao Governo que você precisa e se interessa pelo benefício AUH, você também precisa fazer prova disso. É por isso que se faz necessário reunir e apresentar os seguintes documentos por ocasião da solicitação:

  • Registro de identidade do filho ou dependente;
  • Certidão de nascimento da criança;
  • Certidão de casamento ou documento de união estável dos responsáveis.

Como solicitar

Com os documentos em mãos, o próximo passo é a solicitação efetiva. Isso é feito através do ANSES, onde você vai inserir as informações necessárias para a aplicação ao benefício e consultar o andamento posteriormente.

Primeiro, é necessário atualizar as suas informações pessoais no aplicativo oficial. É necessário conferir cuidadosamente dados como Código da Previdência Social e informações de contato. Além de conferir, claro, você precisa atualizar aquilo que já se aplica mais.

Também é necessário se certificar de que os laços familiares de todos da família estejam com os registros atuais no portal. Para essa verificação é necessário acessar a aba de dados pessoais e familiares.

Caso identifique que alguma das informações do registro não corresponde à realidade, é possível ajustar, acessando a funcionalidade de Assistência Virtual e enviando os documentos que provem a real relação entre os integrantes do núcleo familiar.

Feito isso, é só aguardar a aprovação! Seus documentos passarão por análises e, comprovando o pertencimento ao perfil social necessário para ter direito ao benefício, em breve receberá o seu benefício.

imagem do pré-carregador
Carregando...